Feliz 2014!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Olá turma estamos começando um novo momento em suas vidas.Momento de focar em conhecimentos sólidos, que deverão permanecer por um bom tempo com você.História é uma disciplina de agrega conhecimento e cidadania. Estarei auxiliando a todos neste processo com essa nova ferramenta que nós dara além da página no face mais uma porta de contato, porém agora virtual.
Abraços em todos e vamos lá ,rumo ao sucesso!
Quem me acompanha????????????
Profª Patricia Medina

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terça-feira, 3 de maio de 2016

CORREÇÃO DA LISTA DE HISTÓRIA

1-Explique o Revanchismo Francês e como se relaciona a Primeira Guerra Mundial.
A França perdeu a guerra Franco-Prussiana e sempre desejou um motivo para devolver a derrota.Surgindo a oportunidade e ambas deveriam estar em lados opostos.
2-Conforme sabemos, os preparativos da Primeira Guerra Mundial já aconteciam ao longo do século XIX. Partindo dessa premissa. Indique a relação existente entre o imperialismo e a deflagração da Primeira Guerra Mundial.
A corrida Imperialista,revelou uma disputa sem precedente entre os países industrializados europeus.A chegada tardia da Italia e Alemanha, revelou que as áreas não estavam disponíveis mais, assim inicia concorrência entre Alemanha e Inglaterra por mercados consumidores.
3-Observe a gravura:

(Gravura representando o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, 1914)
A partir dessa imagem, estabeleça a relação presente entre o assassinato de Francisco Ferdinando e o começo da Primeira Guerra Mundial.
Esse atentando, é considerado o estopim do conflito,pois foi após esse fato que as alianças foram criadas oficialmente,ou seja, apesar de não ser o motivo que explica a deflagração da Primeira Guerra Mundial, o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando é o evento responsável pela ativação das alianças militares já firmadas antes do conflito. Inicialmente, a declaração de guerra da Rússia contra o Império Austro-húngaro foi o primeiro passo para que outras potências europeias se envolvessem no confronto.
4-Observe a foto destes soldados britânicos entrincheirados durante a Primeira Guerra Mundial.

Com base nessas informações, responda:
a) Identifique as duas fases que marcam os conflitos da Primeira Guerra Mundial.
Para responder essa questão, basta identificar os dois momentos distintos da Primeira Guerra Mundial. Entre 1914 – 1915, a Guerra de Movimento esteve marcada pelos violentos ataques dos exércitos alemães. Já entre 1915 e 1918, a guerra de posições demonstra o maior equilíbrio de forças entre os inimigos que lutavam na guerra..


b) Descreva as dificuldades experimentadas pelos soldados que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra.
As trincheiras impunham aos soldados condições de vida extremas, onde tinham que se submeter à insalubridade e o desconforto das valas que separavam os exércitos inimigos. Não raro, as trincheiras se transformavam em foco de doenças que poderiam ser tão mortais quanto o poder de fogo das armas inimigas

5-Explique os motivos que levaram os EUA a entrar na Primeira Guerra.
Os Estados Unidos da América entraram na Primeira Guerra em razão de alguns fatores principais. Entre esses fatores estavam:
1) o alto investimento que industriais e banqueiros norte-americanos fizeram em países como Inglaterra e França; investimento esse que chegava aos 2 bilhões de dólares, e que poderiam ser perdidos caso o Império Alemão vencesse a guerra.
2) Por outro lado, os alemães tomaram a iniciativa de torpedear quaisquer navios que chegassem próximo aos portos britânicos (com o objetivo de enviar auxílio, como armamento e suprimentos). Entre esses navios estavam vários de bandeira norte-americana. O afundamento dos navios dos EUA por parte dos submarinos alemães foi o ponto nevrálgico para que o presidente Woodrow Wilson rompesse relações diplomáticas com a Alemanha e entrasse na guerra contra ela.
6-Explique os motivos que levaram o governo dos EUA a sugerir os 14 Pontos de Wilson.
14 pontos da proposta de paz de Woodrow Wilson,visava possibilitar a recuperação da Alemanha,ao mesmo tempo que a mesma acertaria suas dívidas com os países vencedores
1)Inaugurar pactos de paz, depois dos quais não deverá haver acordos diplomáticos secretos, mas sim diplomacia franca e sob os olhos públicos;
2)Liberdade absoluta de navegação nos mares e águas fora do território nacional, tanto na paz quanto na guerra, com exceção dos mares fechados completamente ou em parte por ação internacional em cumprimento de pactos internacionais;
3)Abolição, na medida do possível, de todas as barreiras econômicas entre os países e o estabelecimento de uma igualdade das condições de comércio entre todas as nações que consentem com a paz e com a associação multilateral;
4)Garantias adequadas da redução dos armamentos nacionais até o menor nível necessário para garantir a segurança nacional;
5)Um reajuste livre, aberto e absolutamente imparcial da política colonialista, baseado na observação estrita do princípio de que a soberania dos interesses das populações colonizadas deve ter o mesmo peso dos pedidos equiparáveis das nações colonizadoras;
6)Retirada dos Exércitos do território russo e solução de todas as questões envolvendo a Rússia, visando assegurar melhor cooperação com outras nações do mundo. O tratamento dispensado à Rússia por suas nações irmãs será o teste de sua boa vontade, da compreensão de suas necessidades como distintas de seus próprios interesses e de sua simpatia inteligente e altruísta;
7)Bélgica, o mundo inteiro concordará, precisa ser restaurada, sem qualquer tentativa de limitar sua soberania a qual ela tem direito assim como as outras nações livres;
8)Todo território francês deve ser libertado e as partes invadidas restauradas. O mal feito à França pela Prússia, em 1871, na questão da Alsácia e Lorena, deve ser desfeito para que a paz possa ser garantida mais uma vez, no interesse de todos;
9)Reajuste das fronteiras italianas, respeitando linhas reconhecidas de nacionalidade;
10)Reconhecimento do direito ao desenvolvimento autônomo dos povos da Áustria-Hungria, cujo lugar entre as nações queremos ver assegurado e salvaguardado;
11)Retirada das tropas estrangeiras da Romênia, da Sérvia e de Montenegro, restauração dos territórios invadidos e o direito de acesso ao mar para a Sérvia;
12)Reconhecimento da autonomia da parte da Turquia dentro do Império Otomano e a abertura permanente do estreito de Dardanelos como passagem livre aos navios e ao comércio de todas as nações, sob garantias internacionais;
13)Independência da Polônia, incluindo os territórios habitados por população polonesa, que devem ter acesso seguro e livre ao mar;
14)Criação de uma associação geral sob pactos específicos para o propósito de fornecer garantias mútuas de independência política e integridade territorial dos grandes e pequenos Estados.
7-Caracterize a disparidade do castigo imposto pela Entente a Alemanha.
Analisando os pontos que fundamentam esse tratado, vemos que as nações vitoriosas buscaram impor pesadas sanções contra a Alemanha, vista como grande responsável pelo conflito. Dessa forma, alimentaram um terrível sentimento de revanche que fomentou o desenvolvimento das ações que permitiram o acontecimento da Segunda Guerra Mundial
8-Descreva a realidades da Rússia nos setores citados abaixo:
a-Sociedade: A nobreza era proprietária de 25% das terras cultiváveis do país, e a grande maioria da população - mais de 80% - estava ligada direta ou indiretamente à terra.
As condições de vida da maior parte dos camponeses eram péssimas. Em geral, eles habitavam moradia precária e sem ventilação. Alimentavam-se basicamente de pão preto, batata e torta de farinha de milho. Nas aldeias raramente havia escolas, e a maior parte da população era analfabeta.
No plantio e na colheita eram usados instrumentos agrícolas antigos, como o arado de madeira e a foice. Apenas em algumas grandes propriedades adotava-se uma tecnologia moderna, que permitia o aumento da população.
Nas cidades, a vida não era muito diferente da do campo.
b-Economia: Em 1894, subiu ao trono russo o czar Nicolau II. Desde o século XVI, o país era uma monarquia absolutista. A nobreza era proprietária de 25% das terras cultiváveis do país, e a grande maioria da população - mais de 80% - estava ligada direta ou indiretamente à terra.
Com uma economia essencialmente agrária, a Rússia tinha poucas indústrias; a maior parte dela pertencia a proprietários estrangeiros, principalmente franceses, ingleses, alemães e belga
9-1905 foi chamado de Ensaio Geral .Indique o motivo.
Por que foi o primeiro momento em que o povo conseguiu ver quem era o Czar e começar a reagir contra esses autoritarismo
10-Caracterize os
- Bolcheviques: formados pelos operários e camponeses.Acreditavam que a mudança aconteceria quando os trabalhadores chegassem ao poder.
Mencheviques:Formados pela burguesia e operários.Acreditavam que a Revolução sódaria certo se a burguesia assumisse o poder.
11-Explique a chegada os mencheviques ao poder em Março de 1917
Durante o gov. menchevique, os bolcheviques criticavam duramente o governo iniciam uma serie de manifestações exigindo:Paz;Pão e Terra
12-Quem eram os soviets?
Conselho formado por todos os grupos sociais, cujo objetivo era esclarecer a população de seus direitos.
13-Quais motivos levaram o bolcheviques ao poder?
A fragilidade das ações dos mencheviques que não beneficiaram o camponês.
14-Caracterize o governo bolchevique.
Eles adotaram uma série de medidas revolucionárias e de caráter socialista: nacionalização de bancos, redistribuição de terras entre os camponeses, controle das fábricas pelos operários, instalação de regime unipartidário no controle do governo (Partido Comunista Russo).


No ano seguinte à Revolução Russa, os bolcheviques adotaram o nome de Partido Comunista Russo. Já em 1922, com a formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o nome do partido mudou para Partido Comunista da União Soviética.

15-Trotski e Stalin disputavam o poder.Quais as diferenças entre eles.
Após a morte de Lenin,Trotski e Stalin, disputam seu lugar no poder.Trostski pregava a Revolução permanente,ou seja, a Rússia deveria investir em outros países, promovendo a Revolução.Já Stalin, acreditava que, primeiro deveria estabilizar a revolução na Rússia e depois ,naturalmente outras nações seguiriam.
16-Governo de Stalin foi contraditório.Justifique essa afirmativa.
Porque fugiu dos princípios da revolução,sendo esses princípios o motivo do apoio popular.

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