Feliz 2014!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Olá turma estamos começando um novo momento em suas vidas.Momento de focar em conhecimentos sólidos, que deverão permanecer por um bom tempo com você.História é uma disciplina de agrega conhecimento e cidadania. Estarei auxiliando a todos neste processo com essa nova ferramenta que nós dara além da página no face mais uma porta de contato, porém agora virtual.
Abraços em todos e vamos lá ,rumo ao sucesso!
Quem me acompanha????????????
Profª Patricia Medina

Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

CORREÇÃO DA LISTA DE HISTÓRIA
1- As diferenças entre o colonialismo e o neocolonialismo estão no campo político e econômico. Durante o colonialismo nos séculos XVI e XVII, as principais potências econômicas eram Portugal e Espanha que encabeçaram a colonização da América. Nesse período, as relações de trabalho nas colônias eram realizadas através do trabalho escravo e os produtos extraídos eram de gênero agrícola. A legitimação para a exploração da América estava na esfera religiosa, a disseminação do catolicismo nas colônias era uma maneira de justificar essa colonização. O Neocolonialismo praticado no século XIX estava inserido dentro das transformações econômicas que atingiram a Europa. A Revolução Industrial contribuiu para o crescimento de novas potências como Inglaterra e França, que buscavam mercado consumidor para os seus produtos industrializados e matéria-prima existente nos países chamados de terceiro mundo. A legitimação dessa política imperialista era a missão do homem branco, que por ser superior culturalmente aos africanos e asiáticos, deveria carregar o fardo de levarcivilização a esses povos.
2- O primeiro fator que podemos destacar é a Revolução Industrial na Europa a partir do século XVIII e XIX. A Revolução Industrial contribuiu para o aumento da produção dos produtos maquinofaturados, pois a tecnologia propiciava uma maior produção em menos tempo. Porém, com a produção em larga escala, houve a necessidade de novos mercados consumidores. A solução encontrada foi globalizar a economia e o capitalismo, tendo por objetivo aumentar o consumismo. Assim, os países periféricos passaram a ser vistos como mercados consumidores dos produtos industrializados dos países europeus.
Outro fator que podemos mencionar foi a busca por matéria-prima e mão de obra barata para alavancar a produção industrial. Além do mercado consumidor, era necessária também a aquisição de matéria-prima e mão de obra, como o ferro e o petróleo para a produção fabril e a força de trabalho para o sistema de produção. Trabalhadores africanos e asiáticos eram requisitados para esse trabalho, pois a mão de obra nos países periféricos tinha menor custo para as empresas. Assim, o desenvolvimento das indústrias buscava sempre gastar menos com o seu sistema de produção para ganhar mais com a comercialização dos produtos.
3-Neocolonialismo é o processo de dominação política e econômica da potências capitalistas sobre determinada nação, pricipalmente na África e Ásia. (No caso no contexto do período em questão)Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial e/ou cultural e econômico de uma nação sobre outra.
4-SEM RESPOSTA,QUESTÃO INCOMPLETA
5-Fica Clara a função de cada espaço geográfico,enquanto uma existe para indstrializar a outra para fornecer matéria prima e mão de obra.É a divisão do trabalho.
6-São: Etnocentrismo, darwinismo social e racismo.A aceitação deve-se ao fato de todos estarem sendo diretamente ou indiretamente beneficiados.
7-Com a C. de Berlim, os europeus criaram as fronteiras artificiais que determinavam novas divisões territoriais na África.
8-Não procede, pois o fim da lei não inseriu o sul africano na sociedade, permanecendo estrangeiro em sua própria terra.
9-Estabelecendo abertura devagar com a entrada do ópio.Mais tarde ao ser proibido, provocou a Guerra do ópio,finalizando com a vitória da Inglaterra a ocupação do território.
10- . Foi um tratado de paz entre o Império Britânico e a Dinastia chinesa Qing que marcou o final das Guerras do Ópio . O tratado abolia o monopólio das treze fábricas no comércio estrangeiro em Cantão e em troca foram abertos cinco portos: os de Cantão, Amoy, Foochow, Ningpo e Shanghai, onde os britânicos puderam comercializar livremente. O Império Britânico também adquiriu o direito de enviar cônsules a estes portos abertos (Treaty Ports), aos quais era dado o direito de se comunicar diretamente com as autoridades chinesas locais. Também ficou estipulado que o comércio nestes portos estaria sujeito a tarifas fixas, que fossem acordadas entre os britânicos e o Governo Qing. O Tratado de Nanquim foi o primeiro de uma série de tratados durante o século XIX entre a China e as nações europeias aos quais se conhece como "Tratados Desiguais".
11-Por que os ingleses descobriram ouro e diamante
12- A elite indiana foi convidada a participar indiretamente do processo de domínio e exploração do povo indiano.
13-Com a Era Meiji, o Japão deixou de ser alvo do imperialismo,tornando-se um imperialista.
14-Aose considerarem “escolhidos por Deus” para levar o progresso, os EUA, instituíam a legalidade da exploração do território.
15-Isolacionismo em relação a Europa e Intervencionismo na América Latina.Toda lógica previa a intervenção militar em caso de desacordo com governos americanos e o afastamento definitivo dos europeus na região.

Nenhum comentário: