Feliz 2014!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Olá turma estamos começando um novo momento em suas vidas.Momento de focar em conhecimentos sólidos, que deverão permanecer por um bom tempo com você.História é uma disciplina de agrega conhecimento e cidadania. Estarei auxiliando a todos neste processo com essa nova ferramenta que nós dara além da página no face mais uma porta de contato, porém agora virtual.
Abraços em todos e vamos lá ,rumo ao sucesso!
Quem me acompanha????????????
Profª Patricia Medina

Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

ATENÇÃO: Esse material é construído para ser objeto de estudo, pois ao respondê-lo você estará exercitando seu raciocínio.
-As respostas da lista estarão disponíveis no BLOG: http://patriciamedina-historia.blogspot.com.
-Nas semanas que antecedem a prova estaremos tirando todas as dúvidas em relação ao conteúdo e a questões da lista.
-Atenção:em caso de ausência da lista na semana de correção,o aluno estará sujeito a anotação na agenda e a perda de nota nas atividades mensais.

“A colonização portuguesa e espanhola do século XVI havia se limitado quase que exclusivamente à América. No século XIX, porém, a necessidade de expansão dos mercados consumidores de produtos manufaturados e de controle sobre as regiões fornecedoras de matéria-prima deu início a nova corrida colonial, empreendida principalmente pelas potências industriais da Europa.” (Piletti, Nelson / Arruda, José Jobson de A. Toda a História: História Geral e História do Brasil. Ed. Ática – São Paulo, 2006.p, 298.)
1-Explique a diferença fundamental entre o colonialismo europeu exercido no século XVI e o neocolonialismo exercido no século XIX.
2-(UERJ – RJ) “Se tivéssemos de definir o imperialismo da forma mais breve possível, diríamos que ele é a fase monopolista do capitalismo”. (LENIN, V.I. O imperialismo: fase superior do capitalismo. São Paulo: Global, 1987.)
Indique, tomando como ponto de referência o texto acima, dois fatores que estimularam a expansão imperialista.
3-Qual a diferença de conceito em relação aos termos Neocolonialismo e Imperialismo?
4-- O Imperialismo, ocorrido no séc. XIX, tinha como objetivos, EXCETO:
a) desenvolver o capitalismo industrial.
b) garantir mercado consumidor.
c) buscar matérias-primas básicas na África e Ásia.

5-"... a Europa inchou de maneira desmedida com ouro e matérias-primas dos países coloniais: América Latina, China e África. De todos esses continentes, partem há séculos os diamantes e o petróleo, a seda e o algodão, as madeiras e os produtos exóticos. A Europa é literalmente a criação do Terceiro Mundo".
Frantz Fanon
Explique qual a relação econômico Frantz Fanon fez entre Europa e o Terceiro Mundo.

6- Todo processo neocolonial se baseou em explicações infundadas aospovos europeus.Neste contexto, explique que explicações foram essas e por que o povo europeu acreditou.
7-Relacione a Conferência de Berlin e as Fronteiras Artificiais.
8-O “ fim” do Apartheid não representou um avanço social.Justifique essa afirmativa.
9-Como os ingleses conseguiram abrir o mercado chinês?
10- Explique o que foi o Tratado de Nanquim em 1842.
11- Alguns descendentes de Holandeses viviam no sul da África,divididos entre os Oranges e os Transvaal.Viviam de forma pacifica com a população local.Entretanto essa paz foi quebrada pelos ingleses.Por quê?
12 – A ocupação indiana configurou-se por ter tido pouco resistência. Indique o que justificou essa postura dos indianos.
13-Explique como a Era Meiji determinou o papel do Japão no período Imperialista.
14-Como o Destino Manifesto foi usado pelo governo norte americano para justificar a Marcha para Oeste?
15-Explique as principais características da política externa dos Estados Unidos no decorrer do século XIX e inicio do século XX.

Nenhum comentário: